Conceição Evaristo por Allan da Rosa

O escritor, poeta, narrador e dramaturgo, Allan da Rosa apresenta a escritora Conceição Evaristo, também poeta e narradora.

Allan da Rosa não só comenta sobre a obra de Conceição Evaristo, mas também fala de sua “escrevivência”, que segundo as palavras de Evaristo ( In: ALEXANDRE, 2007. p. 20-21):

“[…] se o ato de ler oferece a apreensão do mundo, o de escrever ultrapassa os limites de uma percepção da vida. Escrever pressupõe um dinamismo próprio do sujeito da escrita, proporcionando-lhe a sua auto-inscrição no interior do mundo. E, em se tratando de um ato empreendido por mulheres negras, que historicamente transitam por espaços culturais diferenciados dos lugares ocupados pela cultura das elites, escrever adquire um sentido de insubordinação. Insubordinação que pode se evidenciar, muitas vezes, desde uma escrita que fere “as normas cultas” da língua, caso exemplar o de Carolina Maria de Jesus, como também pela escolha da matéria narrada.
A nossa escrevivência não pode ser lida como histórias para “ninar os da casa grande” e sim para incomodá-los em seus sonos injustos.”

Confira a reportagem no link: http://www.youtube.com/watch?v=aU4Jze7TYog&list=UUPHWds76bjjg_iHgkrPwRxA&index=1&feature=plcp

Allan da Rosa criou o selo de perfil alternativo, “Edições Toró”. Vejam outros trabalhos realizados pelas Edições Toró e mais vídeos do programa ‘Entrelinhas’ no sítio: http://www.edicoestoro.net/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s